Todos nós estamos sujeitos a desenvolver as estrias, e, normalmente, elas estão relacionadas ao crescimento, à massa corpórea e também à idade.
Nós da GB estética & SPA temos tratamentos para ajudar a retardar, amenizar e evitar as estrias.
Mas, antes, vamos entender um pouco sobre essa disfunção?
O que são as estrias e como elas aparecem?
As estrias são o rompimento da rede de fibras de colágeno e elastina da pele, quando a mesma é “esticada” mais do que ela consegue suportar, fazendo rachaduras.
Normalmente, elas aparecem em áreas propensas à distensão da pele, como o interior dos braços e coxas.
Podem surgir durante a fase de crescimento, ao engordar, ganhar músculos, engravidar, com o uso crônico de medicamentos como corticoide ou doenças como a síndrome de Cushing.
Sendo assim, a estria é o resultado da destruição de fibras elásticas e colágenas, responsáveis pela sustentação e elasticidade da pele.
Essas fibras suportam um certo limite de distensão. Quando esse limite é ultrapassado, esticando as fibras além do que elas conseguem suportar naturalmente, o tecido é rompido, gerando um processo inflamatório que identificamos como as estrias.
Fatores que facilitam o aparecimento de estrias
Os principais fatores que favorecem o aparecimento das estrias são:
Aumento repentino do peso, atrelado ao ‘efeito sanfona’;
Crescimento rápido (especialmente em adolescentes);
Aumento da massa muscular (comum em homens);
O uso de implantes mamários;
Predisposição genética;
Gestação;
Hábitos alimentares;
Falta de hidratação na pele (ressecamento excessivo).
Estrias na gravidez
As estrias costumam ser uma preocupação das gestantes, uma vez que, com a evolução do bebê e o crescimento da barriga, a pele é esticada ao máximo.
Além disso, o aumento do peso é bastante comum nesse período da vida, principalmente a partir do sexto mês da gravidez.
Por isso, logo nos meses iniciais, é indicado o uso de cremes ou óleos hidratantes, a fim de manter a pele hidratada o suficiente para que não sofra ao ser esticada.
A prevenção é o caminho mais seguro e assertivo para evitar as temidas estrias. Assim que a gestante souber da gravidez, os cuidados com a pele devem começar com o uso de dermocosméticos específicos para a pele da grávida, sempre alinhado com o obstetra e o dermatologista.
Quais são os tipos de estrias?
Algumas estrias podem ter diferentes colorações, que vão desde o azulado/arroxeado, até totalmente brancas. Por isso, o tratamento para elas pode ser impactado, uma vez que as cores representam o “tempo de vida” da cicatriz na pele.
Estrias roxas e vermelhas
As estrias mais escuras, que possuem uma tonalidade arroxeada e até avermelhada, representam as estrias mais “novas”, que se formaram recentemente. É indicado que sejam feitos tratamentos logo nessa fase, já que estão no primeiro estágio inflamatório.
As estrias vermelhas aparecem quando a primeira camada da pele é esticada até podermos ver a segunda (a derme), que é cheia de colágeno e vasos sanguíneos, responsáveis pela coloração avermelhada.
Sendo assim, elas ainda podem ser tratadas e sua capacidade de se regenerar é grande, por isso existem alguns tipos de cuidados que podem melhorar a aparência e até cicatrizar este tipo de estria.
Estrias brancas
As estrias brancas são cicatrizes presentes na pele por mais tempo, ultrapassando o período inflamatório, com células já regeneradas.
Elas exigem um tratamento mais invasivo e por mais tempo. É comum que elas nunca desapareçam por completo, ainda que sua aparência seja atenuada.
Existe tratamento para as estrias?
QUAIS TRATAMENTOS INDICAMOS?
Na GB estética & SPA, temos excelentes profissionais para fazer a avaliação de cada paciente e assim montarmos um protocolo exclusivo para cada pessoa.
Temos recursos para tratamento de estrias como a ozônioterapia, microagulhamento, endermoterapia e jato de plasma.
No entanto, é necessária sempre uma avaliação para identificar o melhor procedimento para cada pessoa.
Comments