Gabriela Rolon
ESTÁ COM OLHEIRAS? NÓS PODEMOS AJUDAR!
O QUE SÃO AS OLHEIRAS?
São as marcas ao redor dos olhos causadas pela grande concentração de vasos sanguíneos ou melanina na região. A maioria delas é genética, mas, alguns hábitos que adotamos no dia a dia contribuem para o aparecimento do problema, como por exemplo: bebida alcoólica, tabagismo, dormir mal, ter uma má alimentação, entre outros.
QUAIS OS TIPOS DE OLHEIRAS?
Existem 5 tipos de olheiras e embora sejam caracterizadas pelas manchas escurecidas em torno dos olhos, não são iguais, pois apresentam causas e aspectos específicos. Veja como identificar cada tipo!
Olheira profunda ou estrutural
Formada em uma área profunda abaixo dos olhos, esse é um tipo de olheira de origem genética, sendo mais intensa na juventude. Sua coloração castanha e salientada pela profundidade no globo ocular deixa um semblante de aparência cansada e triste.
Olheira pigmentada
De coloração amarronzada, é mais comum em pele negra, caracterizada por uma espécie de melasma devido ao acúmulo de melanina na pele fina dos olhos. O fator genético é também uma possível causa desse tipo de olheira, com uma associação mais forte à etnia.
Olheira vascular
A dificuldade de circulação sanguínea e retenção de líquidos na pálpebra inferior ocasiona a olheira vascular, de cor levemente azulada, avermelhada ou arroxeada. É um tipo comum em pessoas que sofrem de estresse, cansaço ou têm noites mal dormidas.
Olheira sanguínea
Uma olheira de coloração arroxeada devido ao acúmulo de hemoglobina nos vasos sanguíneos, é ocasionada por desidratação e problemas como rinite alérgica.
Olheiras mistas
Uma mistura de todos os tipos de olheiras já mencionadas, ou seja, que reúne aspectos da olheira profunda e vascular ou pigmentada e vascular. As causas já conhecidas podem também se misturar dando forma com predominância de um ou outro tipo.
Outros fatores que podem influenciar e estimular o desenvolvimento, independente dos tipos de olheiras são:
- Consumo de bebidas alcoólicas em excesso; - Pouca ingestão de água ou desidratação; - Dormir com maquiagem; - Falta de atividade física; - Fadiga; - Choro;
- Esfregar os olhos em excesso;
- Doenças respiratórias
- Exposição solar prolongada e constante; - Estresse;
- Sono acumulado;
- Tabagismo;
- TPM
- Alimentos com grande concentração de açúcar

QUAIS TRATAMENTOS INDICAMOS?
Nós da GB ESTÉTICA E SPA indicamos o tratamento de olheiras com ozonioterapia. No entanto, é necessária sempre uma avaliação para identificar o melhor procedimento para cada pessoa.